domingo, 5 de abril de 2015

PACTO - Reflexão e Ação (Caderno II Ciências Humanas)

REFLEXÃO E AÇÃO

Caro professor, cara professora, o texto abaixo sugere que o trabalho interdisciplinar exige o “encargo da compreensão”. Leia o texto e discuta este conceito entre seus colegas e em seguida, identifique um conteúdo ou tema do seu componente curricular com potencial para uma ação interdisciplinar.

“Apesar de os estudos de processos integrativos serem pequenos em número, os autores concordam
em vários pontos. Tomar emprestado de outra disciplina exige assumir o que Janice Lauer chamou de
‘encargo da compreensão’. É necessária uma compreensão mínima do seu mapa cognitivo, incluindo os conceitos básicos, modos de investigação, termos, categorias de observação, técnicas de representação, padrões de prova e tipos de explicação. Aprender uma disciplina a fim de praticá-la é, porém, diferente de usá-la para propósitos interdisciplinares. O domínio da disciplina denota conhecimento completo. O trabalho interdisciplinar exige adequação. Os que tomam algo emprestado não reivindicam expertise em todas as áreas. Eles identificam informações, conceitos ou teorias, métodos ou ferramentas relevantes para a compreensão de um problema particular, processo ou fenômeno. Além disso, não há nenhum Esperanto interdisciplinar. (...) A linguagem interdisciplinar normalmente evolui por meio do desenvolvimento de uma língua de comércio que se torna um pidgin – definido em linguística como uma língua provisória – ou um crioulo – uma nova primeira língua de uma comunidade” (Klein, Julie Thompson. Humanities, culture, and interdisciplinarity: the changing American academy. Albany: State University of New York Press, 2005).

9 comentários:

  1. A questão interdisciplinar é de fundamental importância para uma educação emancipatória

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    1. Verdade, Janne. É importante fazer com que o nosso aluno perceba que uma ciência não se constrói sozinha e que diversos fatores fazem estas disciplinas formarem determinada área do conhecimento.

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    3. Falar de interdisciplinaridade é falar de conexão nos mais diversos aspectos; é reconhecer que o conhecimento bebe em várias fontes; é perceber que a conexão entre as áreas do conhecimento aprimora habilidades e torna o processo de ensino e aprendizagem mais significativo e contextualizado.

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  2. Importante a distinção que Klein faz acima. Enquanto o domínio de uma disciplina pressupõe o conhecimento completo desta, a interdisciplinaridade deve ser uma adequação de uma outra área para contribuir com a minha disciplina.

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    2. Concordo plenamente, Yanchê. O professor deve ter um misto de informações pra repassar, não somente na área de formação, que deve ser um conhecimento predominante, mas nunca o único. Outras áreas contribuem para o esclarecimento e aprendizagem dos nossos alunos na minha disciplina e vice versa. Cabe ao professor ter o espírito de pesquisa e investigação para buscar essas informações.

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  3. Emília Oliveira Gomes7 de abril de 2015 às 10:55

    É de extrema importância que, ao pensar em um trabalho interdisciplinar, o professor realmente se proponha a conhecer o básico sobre a outra disciplina. Não é interessante apenas transferir a "responsabilidade" de trabalhar conceitos de outra disciplina ao professor licenciado na área, até mesmo porque, muitas vezes ele não estará disponível para aquela aula em específico. O "encargo de compreensão" tão falado pela autora revela essa face do trabalho docente pautado na interdisciplinaridade, de tomar para si a responsabilidade de conhecer em outras disciplinas aquilo que é importante e necessário para um determinado estudo interdisciplinar.

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  4. É muito positiva a experiência adquirida em um trabalho interdisciplinar tanto para o aluno quanto para o professor. Ganha o professor, que se sente mais realizado com o envolvimento dos alunos e com os resultados obtidos; ganha o aluno, que aprende mais do que aprenderia em uma aula comum. Assim a informação passa a ser tratada de forma construtiva e proveitosa e o estudante desenvolve a capacidade de,analisar e organizar as ideias e experiências adquiridas no dia a dia.

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